terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jogo Educativo



Cada vez mais os professores recorrem às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) para leccionar as suas aulas. Pretende-se que com isto se desperte a atenção dos sentidos do utilizador, principalmente a visão e a audição, tornando-se assim apelativo ao público-alvo proporcionando-lhe motivação e uma grande capacidade de aprendizagem. Sendo assim, é importante perceber até que ponto, um dado Software, é adequado às necessidades de professores/alunos.
É importante que os professores tenham formação baseada no conhecimento e uso das tecnologias. Os professores têm então, um importante papel na avaliação de Softwares multimédia pois são estes que vão preparar os seus alunos para a entrada num mundo, que está em vias de se tornar completamente tecnológico, e aproveitar algumas das aplicações existentes como um apoio e uma orientação em contexto de sala de aula.
A aprendizagem através dos Softwares Educativos têm mais produtividade quando o seu conteúdo é simples e de fácil acesso, não tendo de percorrer determinados passos para aceder à informação pretendida.
Existem então dois tipos de Software: o de inspiração behaviorista e o de inspiração construtivista. O primeiro consiste na criação de etapas para ser estruturada a informação, não permitindo assim ao utilizador passar para atividade ou nível seguinte sem concluir o anterior. O segundo consiste numa aprendizagem livre, ou seja, o utilizador pode livremente percorrer o assunto conforme os seus interesses.
Assim, podemos dizer que o jogo por nós escolhido (“mannequin” do site “Poisson Rouge”), pertence à inspiração construtivista, uma vez que permite à criança uma aprendizagem livre, ou seja, pode explorar livremente sem ter quaisquer regras, ainda assim, com a indicação do educador. Este pareceu-nos então uma possível atividade para aplicar numa sala dos 4/5 anos, com o fim de abordar o tema do corpo humano, mais especificamente, as articulações existentes no mesmo e as diferentes partes constituintes do corpo humano. É uma atividade bastante simples, sendo que a direcionámos para a pré-primária, e que dá um conhecimento geral sobre o tema. É ainda de salientar que este jogo seria mais proveitoso com a presença do educador, na medida em que este iria identificar as várias partes do corpo e aproveita-las para eventuais jogos relacionados com as mesmas.
De acordo com o documento “Avaliação de Software Educativo – Ensinem-me a pescar” de Fernando Albuquerque, estes Softwares Educativos devem ser utilizados em contextos concretos ou como recurso ou ferramenta, ou seja, este seria utilizado numa aula em que fosse abordado o corpo humano.

Deve ser ainda tomado em conta, as aprendizagens que podem ser retiradas no fim da atividade. O objectivo desta era, certamente, o conhecimento das articulações.
Concluindo, podemos dizer que o Software Educativo multimédia é uma boa ferramenta e um possível recurso de aprendizagem, uma vez que através de jogos educativos/lúdicos também é possível ter uma boa aprendizagem, ainda que esta seja de modo interativo.




Referências Bibliográficas (ficheiros em PDF):
Documento de Fernando Albuquerque Costa, "Avaliação de Software Educativo - Ensinem-me a pescar!"
Documento de Ana Amélia Amorim Carvalho, "Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia"

2 comentários:

  1. Caras alunas,
    o comentário parece de boa qualidade mas demasiado centrado no desenvolvimentos de aprendizagens sobre as articulações. No entanto, o software também permite explorar as várias partes do corpo.
    Cumprimentos
    Rosário

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  2. Professora,
    Como nos alertou, já alteramos o facto de o jogo poder ser utilizado para explorar as diferentes partes do corpo humano.
    Cumprimento,
    Cristiana Santo e Luzia Falcão

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